No mundo afora existe uma variedade enorme de tipos de doenças e beira o impossível decorar todas elas e suas características que às vezes são bem específicas. Para facilitar a vida dos profissionais da área da saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) possui uma tabela chamada CID, que significa Classificação Internacional de Doenças – 10, ou CID 10.

Nesta tabela, cada doença está catalogada com suas características como causas, sintomas, sinais, queixas de pacientes, anormalidades e até o contexto social em que a doença está inserida. Todas estas informações ajudam muito os profissionais da saúde, já que cada estado de saúde possui um código CID exclusivo.

A tabela CID é completa o suficiente para ser usada como um padrão pelos profissionais da área. Esta padronização ajuda a evitar ambiguidades na hora de um diagnóstico. Um médico, ao atender um paciente, se for conferir na tabela o que realmente aquele paciente está passando, pode assim guia-lo à cura de maneira mais precisa.

A CID-10 foi aprovada em 1990 e entrou em vigor no ano de 1994. A próxima CID, a 11, foi aprovada em 2018 e a precisão é que ela entre em vigor a partir de janeiro de 2022. Enquanto isso, a CID-10 segue sendo utilizada.

Um dos grandes problemas dos atendimentos médicos nos dias de hoje, além das já citadas ambiguidades e da precisão no diagnóstico, é a questão da demora. Com a utilização da CID-10, os primeiros problemas são praticamente sanados, mas ainda fica a questão do tempo de atendimento. Folhear um livro ou até buscar num arquivo PDF as informações sobre alguma doença acabam atrasando ainda mais os atendimentos. Para ajudar neste problema existe o MedPhone, um aplicativo para smartphones que contém em um de seus módulos a tabela CID-10, onde o médico pode acessar e conferir a CID correta para a doença que o paciente está reportando e assim ele poderá dar o diagnóstico correto. Isso em bem menos tempo do que normalmente levaria para pesquisar na tabela em papel.

O MedPhone está disponível para Smartphones com Android e iOS e, além da tabela CID, contém vários outros módulos que podem ser úteis aos usuários, como bulas de medicamentos, calculadoras como a do índice de Massa Corporal (IMC), entre outras tantas funcionalidades, todas elas disponíveis na palma da mão. Baixe o MedPhone na sua loja de aplicativos e acesse o site do MedPhone (https://www.medphone.com.br/) para mais informações.